Vocês sabem o que é a subcisão? Uma técnica que pode ser realizada em consultório e ajuda no tratamento da celulite, envelhecimento da pele, entre outras queixas e inseguranças dos pacientes.
– A subcisão é um tratamento cirúrgico pouco invasivo, utilizado para tratar os desnivelamentos da pele, como as rugas, sulcos profundos e vários tipos de cicatrizes.
– Logo que a técnica da subcisão foi desenvolvida, era utilizada apenas para os tratamentos de envelhecimento do rosto, como as rugas e o bigode chinês. Porém, hoje já é utilizada também para corrigir outras imperfeições no corpo, entre elas: estrias antigas e profundas, celulite de grau avançado, desnivelamentos cutâneos pós lipoaspiração, cicatrizes deprimidas ou atróficas (quando a superfície da cicatriz está abaixo do nível da pele, como a de acne), além das áreas onde se retirou gordura para fazer enxerto.
– Durante o procedimento de subcisão uma cânula é utilizada para romper os septos fibrosos, ou seja, as estruturas formadas pelos tecidos fibrosos que funcionam como divisões entre as gorduras e que causam o repuxamento da pele para baixo, formando os desníveis.
– Com a cânula introduzida na pele são feitos movimentos circulares, ou para frente e para trás, e assim os septos fibrosos da região com os desníveis responsáveis pelas rugas, sulcos, celulites e etc., vão sendo rompidos.
– Outro efeito causado pela movimentação da agulha é o rompimento de alguns vasos sanguíneos próximos ao tecido fibroso, ocasionando alguns hematomas. Esse resultado já é esperado, e até mesmo necessário, pois essas manchas arroxeadas são responsáveis por estimular a formação de um novo tecido conjuntivo, que preencherá a região tratada.
– Como resultado final do procedimento, o local tratado fica nivelado e a gordura se distribui, equilibrando a tração e a tensão da área.
– O procedimento de subcisão costuma durar de 30 a 60 minutos, de acordo com o tamanho da região tratada. Sempre é usada anestesia infiltrativa local.
– Mesmo sendo um procedimento simples, a subcisão exige alguns cuidados do paciente após sua finalização. Entre elas, a suspensão de atividades físicas por cerca de 7 dias.
– Dependendo da região de tratamento, pode ser necessária a utilização de cinta ou meias de compressão para aceleração da cicatrização interna, bem como para evitar o inchaço e manter os tecidos em suas novas posições.
– É importante que o paciente evite exposição solar e utilize o protetor rigorosamente, por pelo menos 30 dias após a intervenção.
– Os resultados da subcisão não são imediatos, mas começam a ser visíveis em cerca de 3 meses, o tempo que os tecidos necessitam para se reorganizarem depois do rompimento fibroso.
– Conforme acontece a recuperação, os desníveis vão suavizando e a extensão e a profundidade das rugas, sulcos, celulites ou cicatrizes vão sendo reduzidas ou eliminadas, dependendo do grau do problema.
Vale ressaltar que somente o médico dermatologista poderá avaliar cada caso e indicar os melhores protocolos para a eficácia dos tratamentos. Portanto, se você ficou com alguma dúvida ou ainda não tem um médico de confiança, entre em contato agora mesmo com a Clínica Humanittá e agende sua avaliação com a Dra. Carolina Tonin.