Bioestimuladores de colágeno: diferenças entre Sculptra®, Radiesse® e Ellansé®!

Você sabia que a partir dos 25 anos de idade começamos a perder gradativamente os níveis de colágeno do nosso organismo? Pois é, além dos fatores naturais, a exposição ao sol, exercícios físicos intensos, tabagismo, alimentação rica em alimentos processados e poluição contribuem para o aceleramento desse processo.

Mas não vamos nos desesperar, pois as rugas podem aumentar!!! A notícia boa é que a tecnologia sempre nos favorece, e já podemos contar com diversos métodos que estimulam a produção dessa proteína (colágeno), combatendo os efeitos do envelhecimento da pele.  Vamos conhecê-los?

 

O que são bioestimuladores de colágeno? Como funcionam? 

São substâncias injetáveis que provocam a produção do colágeno tipo 1, responsável pela firmeza e elasticidade da pele. As aplicações são feitas no próprio consultório dermatológico, causam o mínimo de desconforto e o paciente pode voltar à sua rotina normal logo após a sessão.

Os resultados dos bioestimuladores de colágeno não são imediatos, a substância continua estimulando essa produção até ser totalmente absorvida pelo organismo. Os resultados podem durar até 4 anos, dependendo da substância utilizada.

 

Qual bioestimulador de colágeno escolher?

Cada um possui sua indicação de tratamento específica, podendo recuperar a firmeza da pele e até mesmo volumizar áreas com perda de gordura. Sendo assim, uma avaliação com um dermatologista de confiança é essencial para que seja estipulado o tipo de tratamento adequado para o seu caso, bem como as aplicações necessárias e as regiões que devem tratadas.

Vale destacar que os protocolos de tratamento com bioestimuladores de colágeno podem ser potencializados quando combinados com outras tecnologias, como o ultrassom ou o laser.

Até o momento existem 3 tipos principais de bioestimuladores, são eles: o ácido poliláctico (Sculptra®), o hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®) e o policaprolactona (Ellansé®).

 

Ácido Poliláctico:

É o ácido mais utilizado para a bioestimulação de colágeno. Esse produto gera menos volume nas áreas aplicadas, ou seja, ele estimula colágeno sem atuar como preenchedor. Essa substância pode ser utilizada em protocolos faciais e corporais para redefinir contornos e reduzir flacidez, e se mantém ativa – estimulando a produção do colágeno – por até 2 anos no organismo. O Sculptra® geralmente é aplicado no rosto, pescoço, braços, abdômen, coxas e glúteos; não é indicado para as áreas de contorno dos olhos e lábios.

 

Hidroxiapatita de Cálcio:

É um ácido que estimula colágeno no organismo e também atua como preenchedor, pois gera volumização na região que foi aplicado. Devolve a definição e os contornos originais do rosto e do corpo, e geralmente é aplicado nas bochechas, mandíbula, queixo, têmporas, mãos e rugas nasolabiais. Os efeitos do Radiesse® começam a ser notados entre 4 a 6 semanas após sua primeira aplicação, podendo durar até 18 meses no organismo.

 

Policaprolactona:

Trata-se de um produto mais recente, disponível no Brasil desde 2018. É o ácido que mais preenche, por isso é utilizado em áreas que se pretende recuperar o volume perdido, como no rosto. É um bioestimulador versátil e pode ser aplicado nas têmporas, sobrancelhas, bochechas, dobras nasolabiais, linhas de face inferior, rugas de marionete, nariz, queixo, linha de mandíbula e mãos. O Ellansé® pode estimular colágeno pelo dobro de tempo no organismo, chegando até 4 anos de duração, dependendo do protocolo utilizado.

 

Ácido Poliláctico, Hidroxiapatita de Cálcio ou Policaprolactona, com certeza um desses produtos atende às suas necessidades! Quer saber qual o mais indicado para você? Entre agora mesmo em contato com a Clínica Humanittá e agende sua avalição com a dermatologista Dra. Carolina Tonin, que terá prazer em realçar o que há de melhor em você!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *